A síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que se iniciam na semana anterior à menstruação e são aliviados com o início do fluxo menstrual. Os sintomas apresentam caráter cíclico e recorrente, podendo ser variáveis na quantidade e na intensidade. A oscilação nos níveis dos estrógenos e da progesterona no ciclo menstrual atua sobre a função serotoninérgica e, em mulheres mais sensíveis, aparecem os sintomas da síndrome. Cerca de 80% das mulheres em idade reprodutiva apresentam sintomas na fase pré-menstrual, mas apenas 3% a 5% os apresentam de forma grave. Além da alteração de humor, depressão, irritabilidade e ansiedade, são comuns as queixas de ganho de peso, aumento da ingesta alimentar, aumento do apetite e compulsão alimentar. Algumas intervenções dietéticas e a suplementação de cálcio, vitamina E, vitamina B6, magnésio, zinco e vitamina A podem ser eficazes. No combate ao inchaço, podemos destacar a redução do sal no preparo dos alimentos. Beba muita água. Com relação ao comportamento alimentar, evite o consumo de alimentos muito calóricos (alimentos com açúcar e gordura). Reduza a cafeína devido à sua forte associação com insônia e irritabilidade. Pratique exercícios, pois eles melhoram a ansiedade. Aumente as fibras na dieta, pois favorecem a saciedade.
Segue uma lista de alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM:
Folhas verde-escuras: ricas em cálcio, magnésio e vitamina A. Ajudam no controle dos sintomas e no ritmo intestinal.
Lentilha, feijões, grão-de-bico, soja, ervilha: são alimentos com alto teor de carboidratos complexos e proteínas. Ajudam a aumentar a saciedade.
Frutas: aliviam a vontade de comer doce, regulam o intestino e podem ter função diurética (melão, abacaxi, melancia).
Oleaginosas: nozes, castanha, amêndoas, pistache e outras sementes são excelentes fontes de proteínas, vitamina B6 e E. Devem ser consumidas cruas e sem sal.
Alimentos integrais: arroz, pão, cereais (linhaça, aveia, granola) são ricos em vitamina B6 e combatem a retenção de líquidos, além de também colaborar com o funcionamento do intestino.
Alimentos que devemos evitar: bebidas com cafeína podem aumentar a irritação. Evite café, chocolate, chá-preto, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Produtos ricos em sal também devem ser evitados, pois promovem a retenção de líquido.
Evite o sal, embutidos e defumados.
Fonte: Atmosfera Feminina

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixei um Recado de Carinho!